Como o distribuidor pode se beneficiar da Inteligência Artificial para crescer o seu negócio?

Sabendo que a IA é uma tendência da qual não se pode fugir, produzimos um conteúdo que explica sobre a Inteligência Artificial para distribuidoras, como essa inovação ajuda no crescimento do negócio e suas vantagens.

O Mckinsey Global Institute estima que a Inteligência Artificial aumentará a economia global em mais de US$ 13 trilhões até 2030. Além disso, o estudo também estima que até lá 70% das empresas terão adotado alguma tecnologia de IA. Nesse cenário de inovação, a Inteligência Artificial para distribuidoras também vem provocando mudanças na forma como as empresas funcionam e interagem.

Esse novo papel assumido pelas distribuidoras segue os passos da Indústria 4.0. A expressão “Indústria 4.0” diz respeito ao englobamento de certas tecnologias que permitem a automatização e controle de processos produtivos, baseando-se em um modelo profundamente tecnológico e inovador.

Sabendo que a IA é uma tendência da qual não se pode fugir, produzimos um conteúdo que explica sobre a Inteligência Artificial para distribuidoras, como essa inovação ajuda no crescimento do negócio e suas vantagens. Confira!

Transformação através da Distribuição 2.0

Antes de explorar precisamente a Inteligência Artificial aplicada às distribuidoras, vale a pena dar um passo atrás e falar sobre a Distribuição 2.0. Este termo se refere a um modelo de tecnologia e inovação que visa oferecer mais praticidade e eficiência na relação entre empresas B2B.

Nesse sentido, conceitos como o Cloud Computing, o Internet of Things (IoT) e a Inteligência Artificial são os mais reconhecidos. Em relação a este último (foco principal deste artigo), trata-se de um software que, através da análise e processamento de informações, imita a capacidade humana de tomar decisões.

Como deu para perceber, esta tecnologia atua para ajudar os humanos a entenderem como certos dados podem se traduzir em decisões de negócio reais. Ao produzirem planos de ação mais racionais e úteis, além dos aspectos que já citamos, a IA também facilita as ações de marketing e de vendas da empresa.

Qual é a importância da Inteligência Artificial para as distribuidoras?

Apesar da Inteligência Artificial já ser comum nos modelos de negócio B2C, até pouco tempo essa realidade era diferente para as empresas B2B. O motivo dessa integração mais lenta pode se dar em razão dos desafios únicos pelos quais esse mercado passa – o que exige soluções especializadas.

Como exemplo, a maioria dos distribuidores vende centenas de milhares – ou até milhões – de SKUs, em diversos canais. Como resultado, muitas vezes os modelos de IA projetados especialmente para B2C não são poderosos o suficiente para atender às necessidades específicas da maioria das empresas B2B.

Mais informações geram mais resultados

Fato é que, para aprender e executar funções avançadas, o modelo de negócio precisa de muitas informações. Nesse sentido, como os distribuidores têm mais dados disponíveis para análise, acabam tendo uma vantagem distinta sobre empresas de outros setores na implantação do IA no negócio.

Distribuidores contam com uma riqueza de dados que os coloca em uma boa posição para alavancar as vendas e outros processos. Por exemplo, automação de pedidos, rastreamento remoto de estoque, entrada instantânea dos dados, recomendações de produtos e insights operacionais podem ser aprimorados com a tecnologia.

Mas, afinal, como a Inteligência Artificial funciona?

A Inteligência Artificial atua com autonomia, simulando a capacidade humana de extrair conhecimento de forma automatizada. Ela vai além de processos mecanizados e engloba os processos cognitivos, sendo que sua característica mais marcante é o Machine Learning – ou “aprendizado de máquina”.

Na prática, a Inteligência Artificial tem papel importante nas distribuidoras. Por exemplo, imagine que um gestor precisa descobrir a previsão de demanda, isto é, os produtos mais consumidos pelos clientes e o aumento da procura deles em determinados períodos.

Através da IA, ele consegue prever a demanda e, assim, realizar compras de mercadorias na medida certa, compreendendo qual deverá ser o abastecimento correto desse estoque para evitar excessos e rupturas. No fim do dia, isso se reflete na vitalidade da cadeia de suprimentos.

Além disso, ao integrar a IA em seus negócios, os distribuidores veem um alto retorno sobre o investimento devido a outros motivos que elencamos a seguir.

7 vantagens da Inteligência Artificial para distribuidoras

1. Análise de dados

Ao se unir aos dados, a Inteligência Artificial é capaz de ler, interpretar padrões e gerar aprendizados de forma autônoma. A esse aprendizado damos o nome Machine Learning, o “aprendizado de máquina”, que atua sem ação humana.

Assim, como essas empresas possuem um vasto histórico de dados, a Inteligência Artificial pode interpretar dados referentes a milhões de combinações de mercadorias. Essa enorme quantidade de informações são responsáveis por tornar o aprendizado da máquina ainda mais profundo, preciso e eficaz.

Na cadeia de suprimentos moderna, a análise de dados é essencial, uma vez que é latente a necessidade das empresas terem que lidar com grandes quantidades de informações para localizar ineficiências e, enfim, propor melhorias. Esse processo se torna mais rápido com a IA.

2. Previsão de demanda

A gestão de estoque é uma das tarefas mais complexas para os distribuidores. Se um armazém fizer uma estimativa incorreta da uma demanda futura, pode acabar ou com produtos em excesso ou em ruptura. Qualquer um dos casos se trata de uma perda considerável e pode ser evitada pela IA.

A previsão de demanda é feita por meio da análise preditiva, ou seja, sistemas de IA usam tendências passadas no histórico da empresa e os sinais do mercado para prever a demanda futura. Assim, gestores mantêm seus estoques ajustados para atender a demanda correta, sem superávits e déficits.

3. Mais eficiência

Não é exagero dizer que os primeiros beneficiados com a implantação da Inteligência Artificial são os colaboradores, já que eles podem se livrar das tarefas mais exaustivas e exercer funções estratégicas. Com a IA atuando como uma aliada operacional, tem-se também o ganho de produtividade e engajamento do time.

Isso se dá porque a IA simplifica e otimiza processos, tomando frente nas atividades que exigem procedimentos repetitivos e, assim, priorizando o controle e a eficiência das entregas.

4. Menos custos

A modernização dos negócios tem papel fundamental no que se refere à melhora da lucratividade e redução de custos. Isso porque a Inteligência Artificial para distribuidoras acelera etapas e reduz o risco de falhas e erros do estoque, evitando itens em excesso e a estagnação do capital de giro da empresa.

5. Melhor seleção de fornecedores

Ao entender o histórico do negócio através da Inteligência Artificial, os distribuidores são capazes de entender as necessidades e riscos potenciais. Com isso, a escolha de fornecedores certos para os produtos certos também se torna uma realidade.

Este é um ganho não apenas para a distribuidora, mas também para toda a cadeia de suprimentos.

6. Experiência do cliente

Quando a distribuidora tem informações precisas e seguras sobre o negócio, o atendimento se torna mais qualificado para cada cliente. Como a IA consegue identificar tendências e sazonalidades do mercado, a segmentação proporciona atendimentos personalizados – sem deixar que nada falte para ele, é claro.

No fim, trata-se de uma experiência ágil e agradável capaz não apenas de fidelizar clientes atuais, como também de estimular indicações através do famoso “boca a boca”.

7. Mais oportunidades

Até pouco tempo atrás, fornecedores de IA não estavam muito focados em resolver os problemas no setor de distribuição. Hoje, porém, eles já estão criando soluções inovadoras para uso no mercado B2B, e os gestores que adotarem a Inteligência Artificial antecipadamente vão colher os frutos muito brevemente.

As melhorias serão significativas principalmente no que se refere aos fluxos de trabalho, produtividade e operações gerais.

Conclusão sobre a Inteligência Artificial para distribuidoras

Para manter o crescimento, os distribuidores precisam otimizar os processos e melhorar as experiências de seus clientes e parceiros. Em um mercado global cada vez mais dependente do comércio eletrônico e da compra digital, a IA é responsável por oferecer maior competitividade para as empresas.

Mais produtividade, estratégia, poder de negociação, controle e redução de custos é o que qualquer gestor espera obter. Nesse sentido, ao adotar a Inteligência Artificial na distribuidora de forma antecipada, é possível aumentar os negócios e permitir que a equipe seja mais produtiva e eficiente.

Aliás, quanto mais informações estiverem disponíveis, melhores são os resultados. Com a IA, a análise se torna mais inteligente e confiável. Se você deseja implantar a IA no negócio e sequer sabe por onde começar, no próximo tópico, trouxemos uma dica sobre como esta tecnologia pode melhorar o estoque da distribuidora!

James Tip é a solução de Inteligência Artificial para previsão de demanda de distribuidoras

Através da análise preditiva, o James Tip analisa o histórico de vendas da sua empresa para realizar previsões sobre o que vai acontecer no futuro. Não tem nada de magia, mas pura ciência de dados para oferecer a resposta que você precisa.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning são tecnologias capazes de aprender sobre o seu negócio, analisando e estruturando questões como:

  • Hábito de consumo dos clientes;
  • Sazonalidades;
  • Produtos menos interessantes para o negócio;
  • Dados atualizados sobre os milhares de produtos que você tem;
  • Mix ideal;
  • E muito mais!

Com a inteligência da solução James Tip, a sua distribuidora conta com um algoritmo desenvolvido por especialistas de diversas áreas. Somos engenheiros, economistas, compradores, publicitários e especialistas em TI unidos para garantir que você não perca vendas por motivo de rupturas.

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?