Entenda a importância da previsão de vendas sazonais e use esta inteligência de vendas na Black Friday, no Natal e semanalmente

A previsão de vendas sazonais é uma estratégia importante para se planejar para flutuações nas vendas e gerar mais receita. Saiba como!
Homem no notebook pesquisando black friday
Fonte: pixabay.com

A Black Friday 2021 teve um faturamento de R$ 5,4 bilhões e cresceu 5,8% em relação à 2020, com 7,6 milhões de pedidos no e-commerce. Munidos de informações, os empresários e especialistas já se movimentam para as novas ações da Black Friday 2022 – e também para a Copa do Mundo, que promete movimentar o varejo. A previsão de vendas sazonais é, nesse sentido, fator crucial nas tomadas de decisão desses profissionais.

A sazonalidade nas vendas acontece em decorrência de mudanças no comportamento do consumidor. Em geral, ela pode ocorrer por diferentes fatores, como datas comemorativas, estações do ano, períodos do dia, entre outros.

Mas, afinal, como sua empresa pode se preparar para essas flutuações? Como manter um estoque enxuto e, ao mesmo tempo, em total alinhamento para atender ao volume de vendas? É isso que vamos te responder hoje neste conteúdo. Acompanhe!

Previsão de vendas sazonais para Black Friday e outros eventos comemorativos

Eventos como Black Friday, Copa do Mundo, Natal e as férias, por exemplo, exigem uma organização que não deixe faltar produtos e, ao mesmo tempo, que não permita que eles sobrem em excesso. Nesse sentido, as chamadas vendas sazonais são mais desafiadoras, mas podem ser uma excelente oportunidade para qualquer negócio.

Reconhecendo os desafios que se impõem, é necessário que o empresário ou o profissional de logística realize a previsão de vendas sazonais. É através desses números projetados que ele será capaz de projetar outros pontos, como suas estratégias, ferramentas e colaboradores para compor o time.

Nesse sentido, a previsão de vendas é extremamente importante nas sazonalidades para uma melhor organização e, consequentemente, uma melhor experiência para os clientes.

A seguir, vamos te contextualizar melhor sobre o conceito “previsão de vendas” de forma um pouco direcionada ao contexto das vendas sazonais. Acompanhe!

O que é e como funciona a previsão de vendas?

A previsão de vendas – também chamada de forecast – é a dimensão de quantas novas vendas vão entrar em um determinado novo fluxo de trabalho. Dessa maneira, a previsão de vendas prevê o faturamento para um determinado período, considerando as reais oportunidades de negócio no seu funil de vendas.

Vale destacar que essa previsão não se trata de adivinhação, mas de uma estimativa baseada em informações confiáveis – da própria companhia e/ou do mercado. O método de previsão de vendas sazonais, por sua vez, pode ser baseado nos resultados (históricos), em recursos, no mercado, na origem das vendas (online ou offline), entre outros.

Partindo de qualquer um dos métodos citados acima ou de algum outro, a previsão de vendas deve consistir nos seguintes passos:

Levantamento de informações

Esta é uma etapa muito importante, porque é a partir dela que será possível construir a sua previsão de vendas sazonais. Mas de quais informações estamos falando? Informações de diferentes fontes, dependendo do método que você escolheu. Se preferir, pode ainda utilizar múltiplas fontes, de uma só vez, e tornar a sua projeção ainda mais acurada.

Entre as informações, em primeiro lugar, concentre-se em compreender aquelas relativas ao seu histórico de vendas, levando em conta a venda sazonal de um evento nos últimos anos. No caso da Black Friday, você poderia avaliar a receita gerada nos anos anteriores, por exemplo. A partir desse histórico, busque identificar as ações que geraram oscilações (para mal ou para bem) em seus indicadores de vendas.

Outras informações indispensáveis são as correspondentes ao mercado – aquela importante parte que costuma “ditar as regras do jogo”. Investigue suas expectativas (principalmente no mercado em que você atua), avalie as projeções e esteja atento às legislações. Como sabemos, o preço do dólar, do combustível e a taxa Selic também podem impactar suas vendas sazonais direta ou indiretamente.

Por último e não menos relevante, compare o seu negócio com a concorrência. Mantenha um olhar atento na concorrência e identifique suas estratégias e novos investimentos. Ao mesmo tempo, busque se certificar de que a capacidade produtiva da sua equipe é compatível com os resultados esperados.

Importante: cruze as informações obtidas através dessas fontes para, assim, enriquecer sua análise e tornar sua tomada de decisão mais tangível e próxima da realidade.

Observação dos dados

Os dados levantados anteriormente deverão te oferecer subsídios para novas estratégias. Para isso, você precisa “medir a temperatura” do seu funil de vendas (se você atuar com um), identificando e relacionando:

  1. o número de oportunidades;
  2. ticket médio; 
  3. o tempo médio levado para que seus clientes comprem o seu produto ou serviço nessa sazonalidade.

A partir dessa observação, você já será capaz de criar uma estimativa da capacidade de vendas de cada um de seus vendedores no período determinado. Bacana, não? Mas, é claro, falta ainda a última parte, onde é feita uma elaboração mais precisa – em números.

Elaboração da previsão de vendas sazonais

Depois de analisar e relacionar os dados obtidos, você será capaz de demonstrar em números a sua previsão de vendas sazonais. Embora algumas empresas utilizem planilhas para chegar a esses cálculos, precisamos te dizer que não é a melhor opção para todos os casos. As anotações manuais acabam ficando sujeitas a erros e geram certa insegurança.

Hoje em dia, já existem soluções que, por meio da inteligência artificial, realizam a previsão de vendas com mais acurácia, reduzindo rupturas e aumentando o faturamento em seus eventos especiais. O James Tip trabalha por meio de processos de análise preditiva e probabilística, realizados por algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Com dados mais qualificados, a ferramenta do James Tip garante a transformação do negócio de seus clientes. Continue acompanhando e veja quais são as vantagens dessa projeção feita através de um sistema para vendas.

Vantagens da previsão de vendas sazonais e semanais

Compras com mais acuracidade

A previsão de vendas sazonais busca a melhor acuracidade possível com base em toda a sua linha de produtos. A partir das informações, você avalia os resultados disponibilizados pelo sistema para vendas e toma sua decisão avaliando o nível de risco adequado para o negócio – podendo contar com indicadores a respeito da próxima semana.

Planejamento

Para garantir um evento de sucesso no varejo – seja ele a Black Friday, o Dia dos Pais ou Dia das Crianças – é necessário um planejamento estratégico. Dessa maneira, sabendo quais produtos a sua empresa vai vender e em quais PDVs essas vendas acontecerão, sua tomada de decisão se torna mais acurada.

Aqui, entram iniciativas que podem ser consideradas para o impulsionamento das vendas, como as ações de marketing. Com a gestão de varejo bem executada, fica mais fácil criar campanhas que visam promover um determinado item de seu mix de produtos.

Além disso, não podemos nos esquecer dos colaboradores necessários para atuar nas equipes. Quantas “mãos” serão precisas para atingir as metas? Essa pergunta pode ser respondida com uma análise cuidadosa que só é possível pela inteligência de vendas.

Redução de rupturas e excessos

Sem chance de perder vendas por falta de produtos. O James Tip calcula a quantidade de itens que será vendida de cada SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) para evitar rupturas. Os excessos também podem ser identificados, com sugestão de como reduzi-los.

Reequilíbrio dos números da empresa

Ainda estamos passando por uma crise pós-pandemia, portanto é natural que haja uma queda no consumo. Nesse sentido, a sazonalidade da Black Friday e outras datas e eventos são uma oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio e aumentar sua receita.

Previsão de vendas sazonais com o James Tip

A plataforma James Tip está transformando a forma como as empresas fazem a gestão de seus estoques pelo Brasil. Trabalhamos com a Inteligência Artificial e contamos com o Machine Learning para otimizar o aprendizado e processamento de informações.

Nosso diferencial é identificar as vendas por item (SKU), por quantidades e de acordo com cada ponto de venda, isto é, de diferentes lojas. Trata-se da melhor leitura possível para manter o gestor do varejo com um olhar para o futuro e preparado para o sucesso nos negócios.

Clique aqui para conhecer a nossa previsão de vendas sazonais e se planejar para os eventos que vão acontecer ainda em 2022!

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?