Mercado de peça automotiva em 2022: 5 dicas para sair da crise!

Mercado de peça automotiva

 

Crise da pandemia, o que afeta o mercado?

Todos nós sabemos que estamos enfrentando uma grande crise no mercado de peça automotiva, e diante da escassez de chips semicondutores. Multinacionais seguem em constante alerta e os polos de peças do mercado automotivo vivem um período de altos e baixos. Produzindo ainda 40% menos que no período anterior à crise imposta pela pandemia de Covid-19.

 

O que aconteceu com o setor do mercado de peça automotiva?

Desde o ano passado, um desequilíbrio na oferta dos semicondutores tem afetado diversos setores, inclusive a cadeia automotiva. Levando as montadoras a diminuir o ritmo de produção, conceder férias coletivas aos funcionários, cancelar turnos de trabalho, suspender contratos ou até mesmo suspender linhas de montagens inteiras.

A baixa oferta de veículos novos no mercado estimulou as vendas do setor de autopeças e acessórios veiculares. Com maior demanda para manutenção dos carros e caminhões, as vendas do setor avançaram 10%  em 2021 e a tendência para este ano é do mercado ainda aquecido e alta de pelo menos 5%.

 

Devo me preparar para uma crise maior ? 

Para 2022, as estimativas são positivas, mas a cautela será mantida pela mudança de mercado registrada em anos eleitorais.

A tendência é que a oferta de carros novos permaneça apertada até o meio do ano, junto com os preços mais elevados favorecem o mercado de peça automotiva e usados.

 

Otimismo para o mercado de peça automotiva

O segmento de autopeças tem estimativas muito positivas, e ainda existe bastante o que evoluir nesse mercado vasto de oportunidades.

O faturamento líquido da indústria de autopeças deve chegar a R$178,5 bilhões em 2022, ante dos R$164,6 bilhões em 2021, registrando um acréscimo de 9%, de acordo com a previsão do Sindipeças.

Diante de uma variedade imensa no mercado de peça automotiva, existe sempre a questão: Como irei me organizar para o que está vindo? 

Lidar com todos esses produtos começa a ser um desafio quando o espaço para o armazenamento se torna escasso e a demanda passa a ser muito maior

Para atender corretamente todas as demandas necessárias para uma cobertura saudável em todas as lojas, é necessário a implementação de tecnologias que possam gerenciar os estoques de forma mais inteligente, levando em consideração vários fatores que antes eram deixados de lado.

 

5 dicas para sair da crise no mercado de peça automotiva:

1 – Tenha um planejamento bem estruturado

Sendo assim, ter uma estratégia de negócio bem definida é importante para que as empresas tenham boa performance operacional e mantenham-se focadas em seus objetivos – sem isso, elas acabam ficando mais vulneráveis e fadadas ao amadorismo.

Por essa razão, dedique um tempo para definir a estratégia de marketing da sua loja.

Com isso, tenha em vista aspectos como o público-alvo que você deseja atingir, bem como: idade, interesses, região geográfica, o foco da empresa, o catálogo de peças automotivas, as campanhas online e as metas que devem ser alcançadas ao longo do ano.

2 – Capacite sua equipe 

Entretanto, não existe nada mais frustrante do que chegar a uma loja e descobrir que você tem mais conhecimento do que os vendedores sobre o que eles estão tentando vender.

Chega a ser constrangedor para a marca, de forma que o cliente certamente ficará com a impressão negativa durante muito tempo.

Contudo, quanto mais preparado seus vendedores estiverem, mais respostas eles terão na ponta da língua para impressionar os clientes e realmente conduzir o atendimento. Aliás, a condução do atendimento feita pelo vendedor é o que acaba por concretizar as vendas.

3 – Elabore campanhas promocionais

Fazer promoções é uma das formas mais eficientes de atrair clientes e impulsionar as vendas. Por isso, sugerimos que você realize com frequência ações desse tipo. Entre as principais vantagens relacionadas a essa prática estão:

  • Atração e fidelização de clientes
  • Giro de estoque
  • Aumento do ticket médio

Sendo assim, quando o assunto é promoção, criatividade é a palavra-chave! Você pode oferecer inúmeras vantagens além dos tradicionais descontos: criar kits de produtos, dar descontos progressivos (quanto maior o valor da compra, maior o desconto), distribuir brindes e ter um programa de fidelidade são só algumas das possibilidades.

Mas é extremamente importante ter planejamento e bom senso ao criar campanhas promocionais. Você pode prejudicar as finanças da empresa caso ofereça descontos aleatoriamente.

Então faça a precificação adequada dos produtos e avalie qual é a sua margem de lucro para, só então, determinar o valor dos descontos. E não se esqueça de manter o controle de todas as informações bem armazenados em um sistema de gestão especializada.

4 – Faça parcerias com empresas do ramo

Uma boa estratégia para conquistar novos clientes e ganhar visibilidade no mercado é fazer parceria com outras empresas do ramo. Ao colocar em prática tal ação, você conseguirá aumentar o raio de atuação, tornando a sua marca ainda mais conhecida e gerando mais vendas.

Ou tipo de parceria é se aproximar de lojas de automóveis e mecânicas. Você pode, por exemplo, vender produtos por atacado para determinados estabelecimentos ou dar bons descontos para consumidores desses locais.

Outra sugestão é oferecer benefícios a clientes e funcionários de empresas da sua região, por exemplo.

Entretanto, tenha atenção com os seguintes pontos: Selecione apenas empresas de confiança para fazer a parceria e estruture uma ação conjunta de qualidade.

Do contrário, você irá gastar energia à toa e pode até prejudicar a imagem da sua marca. Por isso, faça uma boa pesquisa sobre a possível parceira e já tenha uma proposta preparada antes de entrar em contato com ela.

5 – A plataforma do James Tip é um excelente começo!

Nossa plataforma tem o propósito por existir que é: estabilizar sua cobertura de estoque e otimizar a distribuição de produtos entre suas lojas.

Através de uma interface web, é possível reduzir o estoque, evitar as temidas rupturas e aumentar o seu faturamento!

Com isso, seu ERP ganhará um módulo com inteligência artificial para estabilizar a cobertura de estoque e fornecer novos dados para auxiliar tomadas de decisão e criação de estratégias.

Além de promover a previsão de venda utilizando os dados históricos do seu negócio, o James Tip também classifica todas as suas peças. 

Dessa maneira, você consegue visualizar facilmente aqueles produtos que realmente trazem lucro e aqueles que vão ficar parados na sua prateleira acumulando graxa.

Vem conhecer um de nossos cases de sucesso!

AUTO PEÇAS LICO MAIA

Em apenas 3 meses utilizando a solução do James Tip, eles já conseguiram: 

1 – Evitar o excesso de estoque: fazendo compras menores e maiores números de pedidos, não se comprometendo com grandes quantidades de itens parados em estoque.

2 – Ruptura diária: Com o conceito de ruptura diária, a rede de autopeças conseguiu entender o que realmente está faltando para a empresa, para que não comprem produtos a mais.

3 – Classificação dos itens: Com a classificação exclusiva do James em produtos, estrela, ostra, bomba e etc, eles conseguiram fazer compras mais assertivas e melhores negociações com fornecedores. 

Então assim, é o começo da parceria entre o James e a Auto Peças Lico Maia, em pouco tempo já conseguiu otimizar seus processos por meio da previsão de demandas.

Para saber mais informações, clique aqui.

É fundamental que os profissionais estejam alinhados aos dados do setor, assim traçam ações estratégicas que estimule o desenvolvimento dele rumo ao crescimento esperado. Portanto, fique atento às notícias do mercado automotivo de peças para sua loja continuar em elevação!

Bons negócios e até a próxima!

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?