Planejamento de estoque: 4 Beneficios com o S&OP.

O planejamento de estoque é um nos fatores que favorecem o sucesso de uma empresa, certamente a sua administração correta é um dos principais denominadores dessa equação.

Assim, o planejamento é algo primordial nessa atividade e é justamente aí que entra o S&OP, normalmente conhecido como Planejamento de Vendas e Operações.

Curioso para saber como isso impacta no planejamento do seu estoque? Continue lendo!

pessoas fazendo planejamento de estoque e S&OP em um software de gestão de estoque

O que é o S&OP e de onde ele vem?

A sigla vem do inglês Sales and Operation Planning, basicamente, implica no planejamento integrado entre os setores da empresa relacionados a entrega do produto ou serviço ao cliente.

Sendo assim, partindo do planejamento de vendas, os demais setores da empresa podem planejar a aquisição de insumos, quando e onde produzir, quantas horas trabalhadas serão necessárias etc.

Antes, o planejamento era feito por cada setor individualmente sem nenhum tipo de comunicação entre vendas e produção, sendo uma metodologia danosa para alcançar os objetivos da organização.

Contudo, é possível enxergar como essa organização é importante para que toda a empresa possa se preparar para um novo ciclo de produção e vendas.

Quais os benefícios do S&OP para a empresa?

O S&OP traz inúmeras vantagens para a empresa, principalmente em questão da logística integrada em toda a parte administrativa.

Alguns dos benefícios são:

  • Preparação financeira para o período de vendas planejado;
  • Ações pré-determinadas e controladas;
  • Objetivos claros, facilitando a análise de desempenho;
  • Implementação da cultura de dados para tomada de decisão;
  • Visão sistêmica da empresa;
  • Melhor administração do orçamento disponível.

Esses benefícios são bastante atrativos para a sua empresa, certo? Contudo, para que isso se concretize, é necessário implementar a metodologia de S&OP corretamente e isso começa com fatores como:

  • Previsão de demanda confiável;
  • Disponibilidade de insumos;
  • Capacidade de produção; e
  • Gestão de estoque.

Nesse momento, um único ponto fora do lugar pode fazer com que todo o planejamento saia dos trilhos. Por exemplo, uma demanda menor do que o esperado, resulta no acúmulo de mercadorias, que gera custos de armazenagem, estourando o orçamento etc.

Com isso, perceba que em qualquer um desses cenários é a falta de sintonia entre os setores, pois mesmo que encontrem desafios para realizar o que foi idealizado (e isso sempre acontece) a comunicação no nível administrativo remedia algumas das consequências.

O S&OP começa no planejamento de estoque e previsão de demanda

Do mesmo modo como falamos acima, qualquer planejamento começa na previsão de vendas. Mas como fazer isso de maneira confiável?

A plataforma do James Tip atua no planejamento de estoque de forma dinamica. Essa é uma plataforma que utiliza os dados históricos compartamentais a nível de SKU, para entender o que está por vir. Essa análise é feita utilizando Inteligência Artificial e Machine Learning.

Esses algoritmos preditivos identificam padrões, oferecendo dados genuínos para um planejamento de estoque confiável.

Por sua vez, esses dados auxiliam nas atividades do departamento de vendas, marketing, financeiro, logístico e até na melhor gestão do estoque.

Assim, a sua empresa poderá aproveitar todas as vantagens do S&OP com o máximo de confiabilidade no planejamento!

Gostaria de ter essa confiabilidade na sua empresa também?

Entre em contato com a equipe da James Tip agora mesmo e descubra as demais vantagens de contar com tecnologia de ponta para se planejar.

Saiba mais sobre o James Tip neste artigo relacionado:

● James Tip Responde: O que é Supply Chain?

● James Tip Responde: O que é Matriz BCG?

Siga nossas redes sociais: InstagramLinkedin e Facebook.

Leonardo de Paula
Leonardo de Paula
Head of Sales

Deseja também melhorar seus estoques?