LOJAS UP

Conseguiu aumento médio mensal de 18% de faturamento, enquanto teve redução de estoque de 8%

Up Mobile é uma rede de lojas de produtos de informática, com lojas em Porto Alegre, região metropolitana e Caxias do Sul. Os produtos ofertados pela Up Mobile possuem uma característica muito comum ao nicho de eletrônicos: muitos lançamentos ocorrem durante o ano, e se manter a par destas novidades demanda tempo.

Pensando nisso, o sócio Antônio Fraga, que atua, também, como o comprador da empresa, recorreu ao James Tip para auxiliá-lo nas suas atividades rotineiras, a fim de ter mais tempo para se dedicar às outras tarefas. A principal queixa do Antônio era quanto à falta de certeza sobre o que ele estava investindo seu orçamento. Havia a necessidade de comprar os produtos certos, que venderiam com certeza, e deixar de lado aqueles que só ocupavam espaço no estoque. Buscava uma solução que, usando inteligência artificial, pudesse lhe guiar nas compras do dia-a-dia.

A ferramenta do James ajudou as lojas UP não só no setor de compras e logística, mas também o comercial, com redução das rupturas nas lojas e no setor financeiro, devido a menor necessidade de capital de giro.

Em 2018, a empresa conseguiu aumentar em 25% seu faturamento no mês de e reduziu em 8% seu estoque. O aumento de faturamento, aliado à redução do estoque, é explicado pela assertividade nas compras. Agora, as lojas têm aquilo que os clientes querem. 

Isso fica evidente, também, com os níveis de estoque em excesso. Antes da solução James Tip estar presente na rotina da Up Mobile, os excessos de estoque representavam 65% do valor estocado. Agora, este valor caiu para 55%.

Menos produtos parados significa mais dinheiro em caixa – e, consequentemente, mais oportunidades para apostar em novidades que o mercado tem a trazer.